Tricologia: conheça mais sobre a especialidade e capacitação
Tricologia é o estudo de tudo que se relaciona ao couro cabeludo, cabelo e pelos. A prática, usada por profissionais da saúde e estética, trabalha para encontrar soluções para problemas como caspa, quebra e queda, calvície, infecções, fungos etc.
A tricologia tem atraído profissionais biomédicos, cosmetólogos, esteticistas, médicos, farmacêuticos e outros profissionais da saúde que têm interesse em encontrar e usar tratamentos eficazes para tratar as diversas condições e problemas relacionados ao cabelo, pelos e couro cabeludo.
Por isso, o profissional com especialização em tricologia está sempre em busca de inovações para orientar os tratamentos e ajudar seus pacientes a mudarem alguns hábitos que prejudicam a saúde capilar, como estresse, ansiedade, má alimentação, dentre outros.
A princípio, nem sempre é preciso um tratamento invasivo. Os tratamentos são também voltados a indicações que norteiem e disciplinem os clientes, para que os tratamentos surtam os resultados esperados. Entretanto, quem vai diagnosticar e definir os tratamentos é o profissional em tricologia.
Quer saber mais? Continue lendo nosso artigo!
Tricologia nas clínicas de estética: os tratamentos realizados
As clínicas de estética têm se destacado com a oferta de tratamentos de recuperação de fios e a saúde do couro cabeludo. Dentre essas técnicas destacam-se algumas como: desobstrução folicular e fotobiomodulação com laser, dentre vários outros.
É importante salientar que o cuidado com os cabelos é bem mais que estético, pois a queda de cabelo, por exemplo, pode indicar a manifestação de algum tipo de doença, como anemia, alterações de tireoide e outras.
Dessa forma, soluções para queda de cabelo e calvície estão entre os problemas mais recorrentes dos pacientes que procuram especialistas em tricologia. Para isso, o profissional investiga para identificar a causa, por meio da anamnese, exame físico e complementares, dessa forma consegue chegar ao diagnóstico e apontar o melhor tratamento.
Mas não é somente queda e calvície que a tricologia ajuda a tratar. Seus procedimentos também são voltados a problemas como caspa, seborreia, oleosidade, ressecamento, dermatite, psoríase e qualquer outro problema que possa ocorrer no cabelo ou no couro cabeludo.
O uso do laser e LED na tricologia
Uma das técnicas utilizadas na tricologia é o tratamento a laser. Essa aplicação promove a bioestimulação das células, induzindo a alterações bioquímicas nas mesmas. Isso faz que elas consigam produzir novos fios.
Por outro lado, o LED faz a fotobioestimulação: a luz atinge as células e estimula seu metabolismo. Entre suas principais vantagens estão a aceleração da divisão celular e do crescimento epitelial.
Como se especializar em tricologia
Se o tema lhe interessa e se você quer se capacitar e aprimorar seus conhecimentos sobre tricologia, deve procurar treinamentos e cursos direcionados a essa área.
Para atender a essa demanda, o Instituto La Téne está oferecendo o curso Master em Tricologia. Com aulas práticas e teóricas, você aprende tópicos como:
- anatomia e fisiologia dos cabelos e do couro cabeludo;
- anatomia e fisiologia do couro cabeludo e cabelos;
- fisiopatologia das principais tricoses;
- como receber o paciente e realizar uma avaliação objetiva e de confiança;
- avaliação pela técnica de vídeo tricoscopia com luz polarizada;
- prescrição eficientes para tratar o couro cabeludo, bulbo e haste capilar;
- associação entre procedimentos de alta;
- performance para o consultório;
- intradermoterapia de resultados: como personalizar os tratamentos;
- microagulhamento capilar com drug delivery;
- fotobiomodulação com laser e led.
Para mais informações, basta entrar em contato com os profissionais do Instituto. Aproveite e conheça os demais cursos oferecidos.
Gostou do artigo? Compartilhe e deixe seu comentário!
Até o próximo!