fbpx
Ficou alguma dúvida em relação aos nossos cursos?  |
(62) 3092- 4444  |
contato@institutovenere.com.br
Portal do Aluno
Chame no WhatsApp
  |  Siga-nos

Sou esteticista: como abrir uma clínica de estética

  /  Empreendimento   /  Sou esteticista: como abrir uma clínica de estética

Sou esteticista: como abrir uma clínica de estética

Os cuidados com a beleza e a estética são constantes e cada vez mais as pessoas se preocupam com sua aparência, independente dos motivos, seja pessoal ou profissional. Por conta disso, o mercado da estética se mostra muito promissor, trazendo inúmeras oportunidades de crescimento. Mas como abrir uma clínica de estética?

No artigo de hoje falaremos sobre o mercado de estética, a burocracia necessária para abrir uma clínica, os investimentos necessários e os conhecimentos requeridos do profissional.

 

O mercado para o ramo de estética

O ramo de estética é muito vasto e diversificado. Além disso, a procura por serviços desse nicho é bastante elevada. A propósito, esse é um dos mercados que mais crescem no país, sempre trazendo novidades e, por conta disso, tem conquistado resultados mais satisfatórios, os quais são responsáveis por atrair mais e mais clientes.

Nesse sentido, duas das opções mais comuns são escolher entre uma franquia que já tenha um certo nome ou então abrir um negócio próprio. Ambas as modalidades tem seus desafios e vantagens, cabendo a cada empreendedor escolher aquilo que achar mais viável no momento.

Ainda em termos de mercado, o esteticista pode e precisa levar em consideração também a segmentação da sua clínica. Em outras palavras, é selecionar um segmento de atuação, o que dependerá da região onde ele pretende abrir a clínica. Para os mais ousados, se houver mercado para isso na região, pode-se arriscar atuar em vários segmentos simultaneamente.

 

Qual a burocracia necessária para ter como abrir uma clínica de estética?

É de suma relevância que sempre se recorde de prezar pelo cumprimento de todas as exigências burocráticas demandadas na legislação, no que se refere a documentação necessária para a abertura da empresa como CNPJ, Inscrição Estadual, INSS, Alvará de Funcionamento, Declaração de Sociedade, Licença da Vigilância Sanitária, entre outros.

Além disso, é importante também providenciar os documentos específicos exigidos a estabelecimentos de estética e saúde, como, por exemplo, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que necessita da situação devidamente regularizada, sem falar da averiguação de alguns detalhes junto à Secretaria Municipal de Saúde.

 

Quais são os investimentos necessários?

A princípio, é preciso investir na escolha de um bom local para instalar a clínica. Afinal, a localização da mesma é um dos elementos que mais vão influenciar no faturamento. Para escolher um bom local, deve-se levar em conta o público-alvo que se almeja atingir. Além disso, o recomendado é escolher um local que tenha estacionamento.

Além disso, é fundamental comprar uma infinidade de equipamentos. Não somente os “óbvios”, como aqueles que serão usados para realizar os procedimentos estéticos propriamente ditos, mas também aqueles relacionados, como armários, cadeiras, lavatórios, equipamentos para lavagem, tesouras, luvas, as matérias-primas (produtos que são usados nas aplicações) e assim por diante.

O investimento mínimo inicial vai de 10 mil a 200 mil reais, que serão usados para bancar a compra de equipamentos, montar a estrutura, pagar pessoal e servir de capital de giro.

 

A qualificação profissional

Por fim, para quem é esteticista e quer ter como abrir uma clínica de estética é importante apostar pesado na qualificação profissional. Isso significa não apenas fazer um curso “geral”, de formação, mas estar sempre adquirindo e atualizando seus conhecimentos, aprendendo novos procedimentos estéticos.

Quer fazer cursos para abrir uma clínica de estética e fazê-la ser bem-sucedida? Conheça os nossos cursos e prepare-se com os melhores cursos profissionalizantes do Brasil.

Deixe seu comentário